Sexta-feira, Dezembro 19, 2025
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Concursos de Pessoal Docente na RAA (Negociação de novo Regulamento)

NOVO

ÚLTIMA PROPOSTA de ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DE CONCURSOS DO PESSOAL DOCENTE APRESENTADA A 23 DE JUNHO DE 2025 PELA SRECD.

APÓS REUNIÃO SUPLEMENTAR SOLICITADA PELO SPRA

Adiar o urgente

Uma proposta de Regulamento de Concursos que não contribui para atrair docentes para a Região: assim se pode resumir a proposta de Regulamento de Concursos da tutela.

Decorreu no passado dia 23 de julho a reunião de negociação suplementar entre o SPRA e a SRECD, em torno da proposta de Regulamento de Concursos. Apesar de alguns avanços positivos, mantém-se a avaliação globalmente negativa feita pelo SPRA, dando voz à posição expressa nos plenários sindicais. Pode afirmar-se que, sendo a falta de professores e educadores o maior problema do Sistema Educativo Regional, os Concursos não contribuirão para o combater. Numa profissão habituada a “andar com a cada às costas”, a estabilidade profissional – fixando os docentes numa escola – é um instrumento de relevo para atrair professores e educadores. Infelizmente, não foi esse o entendimento da tutela.

Incentivos à fixação ou meros apoios à deslocação?
Entre as críticas apresentadas, mantém-se a ausência de negociação sindical em torno dos incentivos à fixação – que o SPRA tem chamado de apoios à deslocação e alojamento, ainda assim insuficientes, perante as despesas mensais. A este propósito, urge implementar incentivos à fixação eficazes, que abranjam todos – quem vem e quem já está nas escolas mais carenciadas –, acabando com a discriminação entre docentes do mesmo grupo de recrutamento, da mesma escola e da mesma ilha, facto que é, para o SPRA, inaceitável.

Prioridades concursais por 5 anos
Relevante é também a subversão da ordenação através da graduação profissional e ultrapassagens de docentes, com a introdução de prioridades por 5 anos, bem como o impedimento da candidatura à afetação, para o primeiro ano no quadro.

Estas críticas aumentam de gravidade quando se verificou a recusa da criação de um mecanismo que permita a abertura do número de vagas que corresponde às reais necessidades das escolas. Assim, manter-se-á na instabilidade, durante largos anos, perto de mil docentes que, todos os anos, têm de concorrer à afetação ou à contratação.

Docentes excedentários
A par disto, surgem novas obrigações para os docentes que a tutela considerar como excedentários. Como o SPRA afirmou, estranha-se que a tutela fale em docentes excedentários, numa altura em que a falta de docentes é generalizada!

Recuo na criação de Quadro Regional
Salienta-se como positiva o recuo da SRECD na intenção de criar quadros regionais, como mecanismo de vinculação dos docentes em contrato a termo. Esta solução foi substituída por mais um mecanismo para abertura de quadros de ilha, que se soma ao já existente: abrirá vaga em QI quando um docente exercer, durante 3 anos completos e sucessivos, em escolas da rede pública regional. Contudo, como o SPRA tem insistido com a tutela, a resposta passa por abrir as vagas em quadros de escola que correspondam às reais necessidades destas.

SPRA apresenta mecanismo para abertura de vagas de quadro
O SPRA tem defendido que a abertura de vagas na afetação durante 3 anos sucessivos deve originar uma vaga em quadro de escola e que a mudança de um docente entre dois quadros de ilha não deve resultar no encerramento dessa vaga, porque não desapareceu o motivo que lhe deu origem. Como a tutela já reconheceu, estas propostas permitiriam abrir, para o próximo ano escolar, mais de 100 vagas em quadros de escola e quadros de ilha. Se isso não é um contributo para resolver a falta de professores, o que será?

Como os docentes afirmaram nos plenários do SPRA, e que esta estrutura transmitiu à tutela, é objetivo concluir-se que estas propostas de alteração não resolverão dois dos principais problemas que o sistema educativo público regional enfrenta: a falta de docentes e as assimetrias na distribuição destes, entre as diferentes ilhas!

A Direção do SPRA

Proposta SRECD:



ANTEPROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO DE CONCURSOS DO PESSOAL DOCENTE APRESENTADA A 13 DE JUNHO DE 2025 PELA SRECD

Criação de Quadros Regionais em todos os Grupos de Recrutamento


Parecer do SPRA – Adenda – relativamente à nova proposta apresentada a 13 de junho pela SRECD



1.ª ANTEPROPOSTA ALTERAÇÃO REGULAMENTO CONCURSOS PESSOAL DOCENTE
13 de fevereiro de 2025 – apresentada pela SRECD



Parecer do SPRA

Publicadas colocações do interno

Foram publicadas as listas de colocação do concurso interno de provimento, que podem ser consultadas aqui: https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20252026/ci.asp

A aceitação da colocação decorre entre os dias 30 de abril (09h) e 7 de maio (18h).

As colocações do concurso externo deverão ser publicadas no dia 9 de maio.

Publicadas listas definitivas de ordenação

Foram publicadas as listas ordenadas de graduação dos concursos interno e externo de provimento. Pode consultar aqui as listas ordenadas do Concurso:

– Interno – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20252026/ci.asp

– Externo – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20252026/ce.asp

Se tiver apresentado reclamação e esta tiver sido indeferida, pode apresentar aqui recurso hierárquico da decisão: https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2025/CIE/recursos/default.asp

O recurso hierárquico decorre até dia 28 de abril, 2.ª feira, às 18h.

A publicação das listas de colocação deve ocorrer, para o Concurso Interno, no dia 23 de abril (3.ª f) e, para o Concurso Externo, no dia 9 de maio (6.ª f).

Publicados projetos de lista

Foram publicados os projetos de lista ordenada de graduação dos concursos interno e externo de provimento.

O período para audiência dos interessados / reclamação e desistência de candidaturas decorrerá entre o dia de amanhã (6.ª, 4 de abril, a partir das 9h) e o dia 17 de abril (5.ª, até às 18h).

Pode consultar aqui os projetos de lista do…

… concurso interno – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20252026/ci.asp

…concurso externo – https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20252026/ce.asp

Plenários Sindicais – março 2025

O QUE VAI MUDAR NOS CONCURSOS DE PESSOAL DOCENTE NA REGIÃO?

Participa nos Plenários promovidos pelo SPRA. 



Concurso interno e externo para 2025/2026

Foi aberto o Concurso interno e externo de provimento para o ano escolar 2025/2026.

A apresentação de candidaturas decorrerá até às 18h do dia 14 de março. A apresentação de documentos poderá ocorrer até às 18h do dia 18 de março.

O aviso de abertura pode ser consultado aqui: https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2025/store/AvisoAberturaCIEP.pdf

As candidaturas serão abertas em https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2025/default.asp

Resolução do Governo Regional não resolve problemas e exclui sindicatos de processo negocial

Ontem, dia 11 de fevereiro, foi publicada a Resolução do Governo que regulamenta os Incentivos à Estabilidade de Pessoal Docente na Região Autónoma dos Açores. No entendimento do Sindicato dos Professores da Região Açores, esta Resolução está ferida de ilegalidade e não terá a eficácia anunciada.

Em nota à imprensa, a Direção do Sindicato dos Professores da Região Açores condena aquela orientação do Governo Regional, que “criará situações discriminatórias, não resolverá a longo prazo o problema da estabilidade do corpo docente e contribuirá para o mal-estar nas escolas, entre docentes que, estando a desempenhar as mesmas funções, são excluídos deste apoio.”
“Em consequência”, alerta o SPRA, “apenas poderá contribuir para a instabilidade nas Unidades Orgânicas abrangidas”.  

Considerando que a resolução do Governo Regional “está ferida de ilegalidade pois, tratando matérias de negociação sindical obrigatória, não foi objeto de negociação, nos termos da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas”, tomada de posição do SPRA observa:

  • “Os incentivos previstos na referida Resolução não constituem, efetivamente, incentivos à estabilidade/fixação de pessoal docente, mas meros instrumentos de apoio a deslocações e alojamento”;
  • “A implementação dos referidos incentivos, nos termos definidos pela resolução, terá o resultado evidente de situações discriminatórias entre docentes da mesma escola e, incompreensivelmente, no mesmo grupo de recrutamento. Tal resultará em conflitos nas escolas, para além da injustiça óbvia de desvalorizar quem, há anos, se tem dedicado aos alunos destas unidades orgânicas – quantas vezes deslocados ou com dificuldades em encontrar casa!”

O SPRA exige a revogação da referida Resolução e o agendamento de reuniões de negociação sobre a matéria em apreço. Caso o Governo não recue nas intenções já concretizadas, o SPRA desafia os partidos com assento na Assembleia Legislativa Regional “para reporem a legalidade com a revogação da referida Resolução.”

Ver na íntegra o comunicado de imprensa

Ciclo de Debates 2025

Educação para os nossos dias com os olhos no futuro

Curso de Formação Certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) – Nº de registo: CCPFC/ACC-133281/24

Sobre o Ciclo de Debates

Certificação
  • A inscrição em todos os debates permitirá o acesso à certificação do ciclo de debates como curso de formação acreditado pelo CCPFC (25 horas).
  • Cada debate terá a certificação como Ação de Curta Duração (3 horas).
Inscrições
  • Para os debates individuais: Ação de Curta Duração – até 6 dias antes de cada debate
  • Para a inscrição em todos os debates: Curso de Formação – até 23 de janeiro (inclusive)

Educação para os nossos dias com os olhos no futuro

Preparar os estudantes para entenderem o mundo ao seu redor não é tarefa fácil e exige outra atitude da escola.

Há que encontrar metodologias que proporcionem o protagonismo e ofereçam ao professor formas acolhedoras e eficientes de alcançar os diferentes ritmos de aprendizagem, sem deixar ninguém para trás.

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida de cada um e, por isso, deverão ser abordadas nas escolas. Há que integrar esses recursos de forma crítica e significativa na sala de aula.

A democratização da gestão escolar é condição necessária à democratização da escola e à formação dos jovens para o futuro exercício democrático da cidadania.

É necessário o reconhecimento de atitudes e procedimentos presentes no quotidiano da escola que evidenciam o racismo estrutural da nossa sociedade. Com o aumento do número de alunos estrangeiros, imigrantes e refugiados, nas escolas portuguesas há que assumir uma educação antirracista que terá de ir muito além do habitual “somos todos iguais”.

Defender a Paz deverá ser uma prioridade para os jovens, sob pena de ser o seu próprio futuro que está em causa.

Às escolas chegam alunos com deficiência ou outras situações específicas, designadamente linguísticas, culturais, de género. É necessário definir e desenvolver estratégias que permitam minimizar as desigualdades, seja qual for a sua origem ou natureza. Estratégias no âmbito da educação inclusiva que estimulam uma participação ativa.

A valorização da profissão tem a ver com direitos e deveres, condições de trabalho, avaliação do desempenho, regime de aposentação, carreira, salário, entre outros elementos.

A Escola não seria Escola sem professores, mas são cada vez menos os que optam por esta profissão.

Objetivos:
  • Dar a conhecer metodologias ativas que proporcionem o acesso e o sucesso na aprendizagem de todos os alunos
  • Integrar, de forma crítica e significativa, as tecnologias digitais na sala de aula
  • Definir que um modelo de gestão democrática é condição necessária à formação dos jovens como futuro exercício de cidadania
  • Reconhecer e valorizar a diversidade do ser humano
  • Minimizar as desigualdades, seja qual for a sua origem ou natureza
  • Sensibilizar os docentes para a prática da defesa da Paz em todo o mundo
  • Valorizar a profissão docente e reconhecer os deveres e direitos da profissão

Os Debates

Debate 1 – 29/1: Metodologias Ativas (inscrição até 23 de janeiro)

Debate 2 – 12/2: Tecnologias e Educação – Que mediação? (inscrição até 6 de fevereiro)

Debate 3 – 26/2: Dar voz à comunidade educativa (inscrição até 20 de fevereiro)

Debate 4 – 12/3: Educação Antirracista (inscrição até 6 de março)

Debate 5 – 26/3: Educar para a Paz em tempo de guerra (inscrição até 20 de março)

Debate 6 – 23/4: Diversidade e Inclusão (inscrição até 17 de abril)

Debate 7 – 30/4: Educador/Professor: profissão em extinção ou ainda de futuro? (inscrição até 24 de abril)


VER DEBATES EM:

https://www.fenprof.pt/ciclo-de-debates-2025


Observações Importantes

Regras para a obtenção de certificado das ações de formação
  • A inscrição e participação individual em cada debate dará acesso a certificado de Ação de Curta Duração (ACD – 3 horas cada debate);
  • A inscrição em todos os debates dará acesso a certificado de Curso de Formação da Ação de 25 horas certificado pelo CCFCP.
Regra geral (Ações de Curta Duração – ACD)
  1. Assinar as folhas de presença
  2. Participar em pelo menos 2/3 da Ação de Formação
  3. Preencher a ficha de avaliação da ação
Regra especifica para o Curso de Formação da Ação de 25 horas
  1. Aplicam-se as regras gerais
  2. Realizar trabalho/relatório de avaliação
  3. O trabalho/relatório deverá conter no máximo de 2 páginas;
  4. Deverá incluir todos os temas da ação;
  5. A entrega do trabalho/relatório deve ser feita obrigatoriamente até às 23h 59m do dia 18 de maio de 2025, hora de Lisboa, fazendo o upload no site do CFJSS;
  6. Após a realização do último debate (30 de abril), receberá no seu email o endereço/link da página onde será feita a entrega do trabalho/relatório;
  7. Os certificados serão enviados a todos os que cumpriram com as regras acima descritas até dia 30 de junho de 2025.

Note bem: para ter acesso a um certificado de ação de 25 horas, terá obrigatoriamente de se inscrever, atempadamente, em todos os debates. 

Inscrição

→ Ficha de Inscrição – Exclusivo para sindicalizados nos sindicatos da FENPROF

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