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5 de Outubro- Dia Mundial do Professor

DIA MUNDIAL DO PROFESSOR

Qualquer sociedade que aposte no capital humano, como mola fundamental para o seu desenvolvimento, não pode ignorar os seus Educadores e Professores e muito menos hostiliza-los, apoucando a relevância social da função docente.

Os Professores não merecem ser vítimas da demagogia fácil de quem utiliza como arma de arremesso a relação entre o investimento público na área da Educação e os resultados escolares obtidos, quer em termos absolutos, quer em termos relativos quando comparados com outros países europeus.

A manipulação dos números tem sido recurso frequente de responsáveis pela tutela da Educação para objectivar a campanha de destruição da dignidade e imagem pública dos docentes, esquecendo-se de que, apesar do acrescido esforço de investimento nos últimos anos, a Educação não constitui a prioridade das prioridades uma vez que, em matéria de gastos públicos, o Ministério da Educação não se situa no pelotão da frente, ficando atrás de outros como o da Saúde, Administração Interna, Defesa e Justiça.

Portugal , no plano económico e sócio-cultural, está ainda  muito aquém da maioria dos países europeus que, apesar do seu desenvolvimento, continuam a investir na Educação mais do que nós que gastamos, em média, 4.400 euros por aluno, enquanto a média dos países da OCDE é de 5.500 euros, para não falar dos Estado Unidos cujo investimento ultrapassa os 9.000 euros.

A escola e os resultados escolares não podem dissociar-se do desenvolvimento das sociedades, da mentalidade, cultura e estilo de vida das populações. Basta, para tal, tomarmos como referência a nossa Região que, tendo cerca de 20.000 pessoas a viver do Rendimento Social de Inserção, ou seja, aproximadamente 10% da sua população, jamais pode subestimar este factor como determinante e altamente condicionador da evolução do processo educativo, por mais esforçados ou dedicados que possam ser os Educadores e Professores que trabalham nesta Região.

Não se compreende, por isso, a atitude do Ministério da Educação ao pretender demitir-se das suas responsabilidades, transferindo, essencialmente, para os professores o ónus do insucesso e do abandono escolar que afecta elevada percentagem das crianças e jovens deste país. Estas debilidades são, em parte, resultantes de uma estrutura social que emana das opções e orientações políticas dos sucessivos Governos. Persistir no ataque aos Professores, fomentando o desrespeito e o desprestigio da classe só contribui para agravar, ainda mais, a ?crise de autoridade? com que se debatem muitos docentes nas suas relações com os alunos e com a Comunidade, tornando mais difícil e desmotivador o exercício da profissão, com repercussões óbvias na qualidade da educação e do ensino.

Ponta Delgada, 4 de Outubro de 2006

Campeonatos das Profissões

Fase Regional dos Campeonatos das Profissões
A fase regional dos Campeonatos das Profissões irá ocorrer entre 6 e 10 de Novembro de 2006, exceptuando a Região Autónoma da Madeira e a Região Autonoma dos Açores onde decorrerá respectivamente entre 20 e 24  e entre 20 e 30 de Novembro de 2006.

O período de inscrição terminou a 20 de Outubro de 2006, tendo sido recebidas perto de um milhar de candidaturas de onde irão ser seleccionados os cerca de 700 concorrentes que irão procurar um lugar na fase nacional.
Locais de realização em 2006:

Centros de Formação Profissional de Viana do Castelo e de Braga
Centro de Formação Profissional de Castelo Branco
Centro de Formação Profissional de Tomar
Centro de Formação Profissional de Évora, incluindo a extensão de Reguengos de Monsaraz
Centro de Formação Profissional de Faro
Direcção Regional de Formação Profissional – Funchal
Escola Profissional de Capelas – Ponta Delgada

 
 
Campeonato Nacional das Profissões
Portalegre aguarda ansiosamente pelo dia 12 de Março de 2007, que marcará o início do Campeonato Nacional das Profissões Portalegre 2007.
 
Será uma oportunidade única para sensibilizar os jovens, famílias, empresários e trabalhadores para a importância da formação como factor de aprendizagem ao longo da vida, de desenvolvimento pessoal, de inovação, de crescimento económico e coesão social.
 

As profissões em competição dependem dos resultados da fase regional.
No entanto, é habitual existirem concorrentes em:

   
  Alvenaria de Tijolo à Vista
  Arte Floral
  Cabeleireiro
  Canalizações
  Cantaria
  Carpintaria de Limpos
  Contabilidade e Gestão
  Costura de Senhora
  Cozinha
  Desenho de Construção Civil – CAD
  Desenho Gráfico
  Desenho Industrial – CAD
  Electricidade de Instalações
  Electromecânica de Frio
  Electromecânica Industrial
  Electrónica Industrial
  Fresagem CNC
  Gestão de Redes Informáticas
  Joalharia
  Ladrilhagem
  Marcenaria
  Pastelaria
  Pintura Decorativa
  Polimecânica (Serralharia Mecânica)
  Serralharia Civil
  Serviço de Mesa e Bar
  Soldadura
  Tecnologia da Informação
  Vitrinismo
 
Web Design
 

As profissões em competição dependem dos resultados da fase regional.
No entanto, é habitual existirem concorrentes em:

   
  Alvenaria de Tijolo à Vista
  Arte Floral
  Cabeleireiro
  Canalizações
  Cantaria
  Carpintaria de Limpos
  Contabilidade e Gestão
  Costura de Senhora
  Cozinha
  Desenho de Construção Civil – CAD
  Desenho Gráfico
  Desenho Industrial – CAD
  Electricidade de Instalações
  Electromecânica de Frio
  Electromecânica Industrial
  Electrónica Industrial
  Fresagem CNC
  Gestão de Redes Informáticas
  Joalharia
  Ladrilhagem
  Marcenaria
  Pastelaria
  Pintura Decorativa
  Polimecânica (Serralharia Mecânica)
  Serralharia Civil
  Serviço de Mesa e Bar
  Soldadura
  Tecnologia da Informação
  Vitrinismo
 
Web Design
  
  Alvenaria de Tijolo à Vista
  Arte Floral
  Cabeleireiro
  Canalizações
  Cantaria
  Carpintaria de Limpos
  Contabilidade e Gestão
  Costura de Senhora
  Cozinha
  Desenho de Construção Civil – CAD
  Desenho Gráfico
  Desenho Industrial – CAD
  Electricidade de Instalações
  Electromecânica de Frio
  Electromecânica Industrial
 Alvenaria de Tijolo à Vista  Arte Floral  Cabeleireiro  Canalizações  Cantaria  Carpintaria de Limpos  Contabilidade e Gestão  Costura de Senhora  Cozinha  Desenho de Construção Civil – CAD  Desenho Gráfico  Desenho Industrial – CAD  Electricidade de Instalações  Electromecânica de Frio  Electromecânica Industrial
  Electrónica Industrial
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  Joalharia
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  Pastelaria
  Pintura Decorativa
  Polimecânica (Serralharia Mecânica)
  Serralharia Civil
  Serviço de Mesa e Bar
  Soldadura
  Tecnologia da Informação
  Vitrinismo
 
Web Design
 Electrónica Industrial  Fresagem CNC  Gestão de Redes Informáticas  Joalharia  Ladrilhagem  Marcenaria  Pastelaria  Pintura Decorativa  Polimecânica (Serralharia Mecânica)  Serralharia Civil  Serviço de Mesa e Bar  Soldadura  Tecnologia da Informação  Vitrinismo  
Web Design
 

As profissões em competição dependem dos resultados da fase regional.
No entanto, é habitual existirem concorrentes em:

   
  Alvenaria de Tijolo à Vista
  Arte Floral
  Cabeleireiro
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  Carpintaria de Limpos
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  Desenho de Construção Civil – CAD
  Desenho Gráfico
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 Electrónica Industrial  Fresagem CNC  Gestão de Redes Informáticas  Joalharia  Ladrilhagem  Marcenaria  Pastelaria  Pintura Decorativa  Polimecânica (Serralharia Mecânica)  Serralharia Civil  Serviço de Mesa e Bar  Soldadura  Tecnologia da Informação  Vitrinismo  
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Japão prepara o Campeonato Internacional das Profissões
 
Já há mais de três anos que o Japão prepara a próxima edição dos Campeonatos Internacionais das Profissões, que irá decorrer em Shizuoka entre 11 e 21 de Novembro de 2007.
 
Pela primeira vez na história destes eventos, os cerca de 650 concorrentes ficarão todos instalados numa Aldeia dos Concorrentes, o que constituirá uma oportunidade única para efectuar um intercâmbio social, cultural e profissional com jovens de todo o Mundo.

Revisão do Estatuto da Carreira Docente

 Versão Final – Documento entregue pelo ME (22/11/2006) 

Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 456 kb)

Domingo, pelas 11 horas da noite, na véspera de mais uma reunião negocial, ME entregou a 8.ª versão da proposta de ECD. (Faça o download   – 271 kb)

 
Esta reunião acabou por ser a última do processo de negociação suplementar, assim encerrado pelo Ministério da Educação, que manteve uma atitude fechada, rejeitando a maior parte das propostas apresentadas, como se pode ler no Comunicado do Secretariado Nacional da FENPROF.
7ª versão do Documento entregue pelo ME (15/11/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 252 kb)

6ª versão do Documento entregue pelo ME (31/10/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 2mb)

5ª versão do Documento entregue pelo ME (25/10/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 248 kb)

4ª versão do Documento entregue pelo ME (19/10/2006) 

A versão da CHANTAGEM – Intervenha usando o Abaixo-Assinado Online

3ª versão do Documento entregue pelo ME (04/10/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 98 kb)

  

As 7 premissas da Plataforma de Sindicatos para uma negociação série e efectiva (28/09/2006) 

(Faça o download   – 27 kb)

2ª versão do Documento entregue pelo ME (06/09/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 211 kb)

Propostas da Fenprof para a revisão do ECD (30/06/2006) 

(Faça o download   – 244 kb)

1ª versão do Documento entregue pelo ME (27/05/2006) 

Alteração ao Estatuto da Carreira do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário  (Faça o download   – 242 kb)

Museu Carlos Machado associa-se às Comemorações do Dia Nacional do Mar

 
 
Comemoração do Dia Nacional do Mar

O Nosso Mar – Atelier educativo

O Museu Carlos Machado associa-se às Comemorações do Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro, com a dinamização de um atelier educativo, centrado na descoberta das espécies marinhas através das colecções de História Natural do Museu.

Destinado preferencialmente a alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, o Atelier funcionará entre 16 de Novembro e 31 de Dezembro, em regime de visitas de estudo,  por marcação prévia.

Debate Nacional sobre Educação

 

No ano em que se completam 20 anos sobre a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo, a Assembleia da República (Resolução nº 4/2006) decidiu promover o Debate Nacional de Educação, de 22 de Maio até ao final de Novembro de 2006.

O foco principal do Debate Nacional é “Como Vamos Melhorar a Educação nos Próximos Anos?”. No endereço http://www.debatereducacao.pt há documentação sobre os objectivos, estrutura e áreas temáticas. Também é possível participar no debate no fórum online.

Decreto que regulamenta os concursos de pessoal docente

A informação encontra-se no ficheiro em anexo.

Pré – Aviso de Greve da FENPROF para os dias 9 e 10 de Novembro

 

 

Excelentíssimos Senhores:

Primeiro Ministro
Ministro de Estado e das Finanças
Ministro da Defesa Nacional
Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social
Ministro da Presidência
Ministro dos Assuntos Parlamentares
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
Ministro de Estado e da Administração Interna
Ministro da Justiça
Ministro da Economia e da Inovação
Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas
Ministra da Educação
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Ministra da Cultura
Ministro da Saúde
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações
Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Secretário de Estado Adjunto do Primeiro Ministro
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local
Secretário de Estado da Administração Pública
Presidente do Governo Regional dos Açores
Presidente do Governo Regional da Madeira

Às Câmaras Municipais
Às Juntas de Freguesia
Aos Institutos Públicos
Às Empresas Municipais
Às Empresas Intermunicipais
À União das Misericórdias
À Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Casa Pia de Lisboa

C/c: Sua Excelência o Senhor Presidente da República


PRÉ-AVISO DE GREVE

9 e 10 de Novembro de 2006

 

O Governo tem vindo a anunciar e a impor diversas medidas que são extremamente lesivas e desvalorizadoras dos trabalhadores da Administração Pública e que consubstanciam um ataque sem precedentes a serviços públicos que são essenciais à vida de todos os portugueses.

Tais medidas resultam da designada Reforma da Administração Pública e, no caso dos professores e educadores, têm vindo a reflectir-se de forma extremamente negativa, nomeadamente através do “congelamento” de ano e meio de serviço para efeitos de carreira, da desvalorização dos seus salários com revisões salariais inferiores à inflação, do agravamento das suas condições de aposentação e da apresentação de um projecto de revisão do Estatuto de Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário que contém propostas que, a serem aprovadas, se traduzirão na liquidação desse mesmo Estatuto.

Acresce, no presente momento, o facto de o Governo pretender impor mais 1 ano de “congelamento” de tempo de serviço, o aumento, em 50%, dos descontos para a ADSE e uma revisão salarial que se traduzirá em nova desvalorização dos seus vencimentos.

Outras propostas já conhecidas de legislação entretanto publicada permitem, também, concluir que o Governo se prepara para tornar ainda mais precária a vida dos docentes contratados e para aplicar aos professores e educadores as regras de mobilidade especial/supranumerários como confirma a publicação do Decreto-Lei nº 200/2006, de 25 de Outubro.

Simultaneamente, o ataque à Escola Pública recrudesce, com o encerramento de milhares de estabelecimentos de ensino e o completo desinvestimento nas suas condições de funcionamento e de resposta às necessidades educativas e sociais dos alunos e suas famílias, como se infere do corte de 4,5% (cerca de 274 Milhões de euros) previsto na Proposta de Lei que contém o Orçamento de Estado para 2007.

É neste quadro que os professores e educadores reafirmam a necessidade de continuarem a lutar:

– Em defesa dos direitos sociais;

– Por carreiras dignas e salários justos;

– Contra a precariedade, o desemprego e os despedimentos, ainda que sob a capa de supranumerários;

– Contra a destruição da Administração Pública, a desvalorização da Escola Pública e os processos de privatização que continuam em curso e, em alguns casos, se acentuam;

– Por uma nova política para o país.

É por estes objectivos que a Federação Nacional dos Professores – FENPROF – convoca todos os Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e Superior, independentemente do seu vínculo, para uma Greve Nacional, integrada na Greve Geral da Administração Pública, a realizar entre as zero horas de 9 de Novembro de 2006 e as vinte e quatro horas de 10 de Novembro de 2006. Dessa Greve, e ao abrigo do quadro legal em vigor, informa previamente todas as entidades e instituições acima indicadas.

 

 

Lisboa, 26 de Outubro de 2006

O Secretariado Nacional da FENPROF

Instituto Açoriano de Cultura lança Biblioteca Virtual

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura, em estreita colaboração com a Biblioteca Nacional Digital, (Biblioteca Nacional) lança uma Biblioteca Virtual, que constitui um novo conteúdo do seu Website.

A Biblioteca Virtual disponível em www.iac-azores.org/biblioteca-virtual.html, apresenta uma mostra de publicações do IAC-Instituto Açoriano de Cultura que podem ser consultadas, na integra, de modo simples e rápido recorrendo às novas tecnologias de informação e comunicação. Este Instituto pretende contribuir para a divulgação desta comodidade que se traduz na pesquisa facilitada, pelo espaço virtual, de edições diversas. 

Terra do Bravo de Carlos Enes, Baleeiros em Terra, reportagem de Sidónio Bettencourt, Correspondência dos Cônsules dos Estados Unidos nos Açores “1795-1863” do Arquivo Nacional dos Estados Unidos e Documentação sobre os Açores existente no Archivo General de Simancas, CD1 são os primeiros títulos disponíveis neste momento, a que seguirão outros em breve.

A segunda fase que está a ser preparada para que outros títulos sejam disponibilizados neste espaço para consulta, apostando na diversificação da natureza das publicações, pelo que o visitante poderá dispor de edições digitais e outras digitalizadas, estando neste momento em preparação a disponibilização online de Tradições Orais, recolhas de Paulo Henrique Silva, dois cds de conteúdos musicais.

O IAC continua a reconhecer a potencialidade da Internet, enriquecendo os conteúdos que disponibiliza na sua página de modo a prestar mais um serviço que acredita estar a tornar-se indispensável para um público cada vez mais alargado. Esta acção enquadra-se no contexto das prioridades que este Instituto tem vindo a afirmar, aguardando que o visitante da Biblioteca Virtual confirme esta opção do Instituto.

ECD Regional – SPRA reuniu com o SREC

Os princípios que, segundo o SPRA, devem ser respeitados no processo de revisão do ECD, a nível regional, foram já objecto de análise na reunião de 31 de Outubro p.p., convocada pela tutela a pedido desta estrutura sindical.

A discussão em torno destes princípios permitiu confirmar a disponibilidade do SREC para, atendendo às reivindicações do SPRA, garantir:

  1. a existência de uma carreira única sem diferenciação entre Prof. e Prof. Titular;
  2. a mobilidade dos docentes no todo nacional;
  3. a gestão democrática das escolas, fazendo depender o exercício de cargos de um processo eleitoral;
  4. a progressão sem constrangimentos administrativos, sem quotas;
  5. a avaliação de desempenho centrada na escola e baseada no mérito absoluto;

O SPRA releva a forma cordata como decorreu o início deste processo negocial, circunstância que não o impedirá de continuar atento a tudo quanto possa concretizar uma descaracterização do perfil profissional dos docentes.

O SPRA reitera o compromisso de debater com os Educadores e Professores os aspectos passíveis de desacordo, só assumindo posição definitiva após tal auscultação.

Sindicaliza-te

Após o envio desta pré-inscrição receberá na sua morada a ficha de inscrição para assinar.

Agradecemos que depois a envie através do envelope RSF que seguirá em anexo.

 

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Porquê ser sindicalizado?

E porquê no Sindicato dos Professores da Região Açores?

O Sindicato dos Professores da Região Açores é, desde a sua fundação, um sindicato de ação – a par de uma postura séria no campo negocial, que não deixa de mostrar, sempre que necessário, na rua e noutros espaços, a força e a justiça das nossas posições e reivindicações.

Temos, também, uma preocupação em toda a nossa ação, que é a de estarmos próximos dos docentes realizando reuniões e/ou deslocações também aos locais de trabalho, marcando a nossa presença em quase todas as escolas. Estas reuniões/deslocações repetem-se, sempre que possível, todos os períodos e quando as circunstâncias o exijam.

A realização de Plenários, de reuniões temáticas e de outro tipo de encontros é, também, frequente, sempre que o SPRA pretende construir opinião sobre cada um dos temas. Somos, por isso, um sindicato de bases e não de cúpulas.

Há outra característica que diferencia o SPRA: temos uma política de porta aberta. As nossas instalações, as nossas reuniões e o nosso site estão abertos a todos os docentes. Esta postura é sinónimo de trabalho acrescido, mas é assim que nós estamos e somos. A Nossa força aumentará sempre proporcionalmente ao número daqueles que em Nós confiam.

E, não sendo argumento, poderemos também apontar uma ideia – somos o sindicato mais representativo de professores da Região Açores e fazemos parte da maior organização sindical de professores do país, a FENPROF. Ora, se mais de 65% dos professores e educadores na região são nossos sócios… 

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