Quinta-feira, Março 28, 2024
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Avaliação das Escolas: SIM ou Não?

Toda a avaliação é necessária. É o melhor elemento para a aferição da viabilidade e fiabilidade de qualquer sistema o que permite correcções, reajustamentos e novas soluções.
No entanto, temos que considerar que qualquer sistema educativo é o reflexo da conjuntura económica e sócio cultural do País em que está inserido, por isso uma avaliação correcta e eficaz não pode só considerar os resultados de instrumentos quantitativos, nomeadamente classificação de provas e resultados de exames. A avaliação das escolas é muito complexa e deve ter em consideração todo um conjunto de variáveis que influenciam o funcionamento da vida escolar e consequentemente o processo ensino ? aprendizagem. A avaliação terá que contemplar essa complexidade e reflectir as condições de desempenho, as quais incluem o contexto em que a escola se insere, os recursos de que dispõe, os pontos de partida dos alunos, os processos pedagógicos que desenvolve e os seus modos de funcionamento.
Por isso, tal como está prevista pelo governo, a avaliação resume-se a um processo puramente administrativo que valoriza a medição estatística dos resultados. Ora essa avaliação é redutora e falseia a realidade. A sua consequente divulgação poderá levar a ?efeitos perversos? tais como a seriação das escolas através de comparações simplistas.
Os resultados da avaliação só interessam à escola porque são um instrumento de reflexão da própria escola permitindo a melhoria do seu desempenho.

Fernando Vicente

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