Domingo, Dezembro 5, 2021
InícioInformação Geral3ª edição do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

3ª edição do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa

Pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Nacional da Língua Portuguesa propõe uma incursão entusiasmante pelo mundo da Língua, incentivando os participantes a testarem os seus conhecimentos de Português num ambiente lúdico, mas nem por isso menos competitivo. As duas edições anteriores contaram com a participação de uma média de 15.000 concorrentes que motivaram um aceso despique.
Esta edição traz novidades: serão realizados três testes de qualificação inicial, em vez de apenas um, o que permite entrar no Campeonato mesmo tendo falhado alguma das provas. Em quantos mais testes participar mais pode pontuar.
Também vai ser possível participar por via electrónica. No sítio web do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa (www.linguaportuguesa.aeiou.pt), depois de efectuar o seu registo, a partir de 17 de Fevereiro será possível descarregar o primeiro teste (de um total de três) e começar a pontuar. O mesmo teste será distribuído também nos dias 14 de Fevereiro no Jornal de Letras e no dia 17 de Fevereiro no Expresso.
Findo o prazo de entrega de cada teste, os concorrentes podem fazer a correcção através das respostas a seu tempo disponibilizadas na Internet, no sítio do campeonato, bem como conhecer as pontuações que lhes vão sendo atribuídas.
Os 200 participantes que obtenham maior pontuação garantem um lugar na Grande Final, a 28 de Abril, no Centro Cultural de Belém com transmissão em directo na SIC.
ESPECIAL ESCOLAS 
Nesta edição de 2007 do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, os alunos organizados através das escolas e dos respectivos professores só poderão utilizar os testes especificamente elaborados para o ESPECIAL ESCOLAS, e não os distribuídos através dos jornais.
Para terem acesso ao teste «Especial Escolas», os professores interessados em participar com os seus alunos devem efectuar o seu registo de 29 de Janeiro até 16 de Fevereiro inclusive.
O registo dos professores só poderá ser efectuado através desta página do concurso especial (www.linguaportuguesa.aeiou.pt). Depois de registados, os professores receberão uma palavra-chave que possibilitará descarregar, gratuitamente, o número de testes que precise para os seus alunos.
 
Mantém-se, neste concurso ESPECIAL ESCOLAS, a divisão em três grupos, valendo para ela a progressão curricular dos ensinamentos da Língua determinados pelos programas oficiais do Ministério da Educação.
 
No momento da disponibilização do teste especial serão enviadas as instruções de como proceder à devolução dos testes dos alunos concorrentes, bem como dos elementos de selecção que levam até ao número limite de 50 candidatos às provas da Grande Final. 
Prémio especial escolas:
A escola que inscrever o maior número de participantes (sempre e só através dos professores) fica habilitada a receber um computador pessoal.
Datas:
29-01-2007 | Início do registo dos professores
16-02-2007 | Fim do registo dos Professores
22-02-2007 | Envio teste “ESPECIAL ESCOLAS”
07-03-2007 | Data limite para envio dos testes dos alunos (data de carimbo dos CTT)
24-03-2007 | Publicação das qualificações dos apurados para próxima fase
28-04-2007 | Apuramento e convocatória dos finalistas para a Grande Final. Se necessário ao desempate, envio de testes suplementares directamente aos concorrentes implicados.
Efectue o seu Registo.
 
 
 

 

Mais artigos