Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
InícioInformação GeralWorld Press Photo - 50ª edição

World Press Photo – 50ª edição

World Press Photo: inscrições até 11 de Janeiro
Estão abertas até 11 de Janeiro de 2007 as inscrições para a 50ª edição do prémio de fotojornalismo World Press Photo, que este ano tem a novidade de aceitar candidaturas cem por cento online , através do upload das imagens para o sítio http://www.worldpressphoto.com/ .
Esta opção – que é alternativa ao habitual envio do formulário e das fotografias por correio normal ou expresso – só estará disponível a partir de 1 de Dezembro de 2006, sendo que mais perto da data haverá instruções detalhadas sobre como fazer a inscrição por este meio mais rápido, mais barato e mais ecológico.

A inscrição no World Press Photo é gratuita e aberta apenas a trabalhos de fotógrafos profissionais, os quais devem ser os únicos detentores dos direitos de autor das imagens, ou estarem autorizados pelos detentores desses direitos a apresentar o material a concurso.

A organização dá preferência ao material apresentado em formato digital. O regulamento completo pode ser consultado em português, inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, árabe, russo ou chinês.

 
Entretanto, o universo das imagens esteve de volta ao CCB, em Lisboa, até 22 de Outubro. Acorreram milhares de visitantes à 49.º edição do concurso da World Press Photo, o maior e mais prestigiado certame de fotografia do mundo.
 
Este ano, o júri elegeu a fotografia a cores do canadiano Finbarr O`Reilly, da Agência Reuters, como a imagem do ano 2005. Nela podem ver-se os dedos de uma criança desnutrida nos lábios da sua mãe, num centro de alimentação de emergência no noroeste do Níger. Uma praga devastadora de gafanhotos e a pior seca das últimas décadas deixaram milhões de pessoas sem alimentos naquele estado africano.
 
Em paralelo, realiza-se pela 6.ª vez o Prémio Fotojornalismo Visão/Banco Espírito Santo, que consagra os melhores trabalhos portugueses de fotojornalismo.
 
Pedro Correia, do “Jornal de Notícias”, venceu a edição deste ano, com uma imagem que retrata a tristeza e a comoção durante o funeral de um agente da PSP, morto na Amadora, a 20 de Março de 2005.

Mais artigos