Sábado, Abril 20, 2024
InícioAcção SindicalPela Profissão Docente, em defesa da Escola Pública!

Pela Profissão Docente, em defesa da Escola Pública!

A FENPROF está a promover concentrações/plenários diárias de Docentes, em todos os dias da campanha eleitoral. Nos Açores, a iniciativa promovida pelo SPRA/FENPROF será na próxima 6.ª f., 8 de março (coincidindo com o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora), pelas 14h, em frente à Escola Secundária das Laranjeiras, e contará com a presença de José Costa, Secretário-Geral Adjunto da FENPROF. A falta estará justificada pela Lei Sindical.

Exigiremos políticas e medidas que, na próxima legislatura, deem resposta aos problemas que afetam a profissão e criam dificuldades à organização e funcionamento da Escola Pública, uma das maiores e mais significativas conquistas de Abril e da nossa Democracia. O tema desta iniciativa será o financiamento da Educação (ou melhor, a falta dele!). Na concentração, será debatida e votada uma Tomada de Posição, a ser entregue pelo SPRA às 13 candidaturas dos Açores à Assembleia da República.

Este é o momento para fazermos ouvir a nossa voz! Para exigirmos um financiamento que permita dar resposta eficaz aos desafios que enfrentamos todos os dias! Para exigirmos os meios que a nossa missão merece, que a nossa dedicação e empenho merecem!

Esta é a oportunidade para marcar, já, a necessidade de um Orçamento Regional que sirva às Escolas, depois de 2023 ter sido marcado por inúmeras carências, nomeadamente de financiamento e de falta de docentes. Dado o envelhecimento da classe docente e a aposentação de muitos colegas, sem que, irresponsavelmente, se tivesse acautelado a sua substituição e a renovação do corpo docente – situação para a qual o SPRA/FENPROF há muitos anos alerta -, a falta de docentes é um problema que se irá agravar! Para captar jovens para a profissão docente é fundamental nela investir – temos reivindicado, recorrentemente, 6% do PIB para a Educação. É urgente tornar a profissão atrativa, porque a Educação e a Escola Pública são pilares fundamentais de uma sociedade democrática. Sem ela, o presente e o futuro ficam indelevelmente comprometidos.

Este folheto será distribuído à população em Ponta Delgada, para expor as razões que nos levam ao protesto.

Participe!

Mais artigos