Sexta-feira, Abril 19, 2024
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Publicadas colocações do externo

Foram publicadas as listas de colocação do concurso externo de provimento, que podem ser consultadas aqui:

https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20232024/ce.asp

A aceitação da colocação deverá ser feita entre de 22 e 26 maio, aqui:

https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2023/default.asp

ESTATUTO DO PESSOAL DOCENTE (EPD):

MELHORIAS SIGNIFICATIVAS COM PROBLEMAS POR RESOLVER

Nota Informativa


No passado dia 9, foi aprovado, na generalidade, o Estatuto do Pessoal Docente e, no dia 10, na especialidade. A aprovação deste diploma, por unanimidade, é inseparável da longa luta dos docentes dos Açores, em torno da melhoria dos seus horários de trabalho e da valorização da carreira – luta que foi dirigida, desde o início, pelo SPRA. Foram os docentes que, em 2007, em plenários do SPRA, proporcionaram as condições para que a tutela de então iniciasse a criação de um Estatuto regional.

Uniformização dos Horários e Reduções

Das melhorias significativas, destaca-se o acolhimento das reivindicações protagonizadas pelo Sindicato dos Professores da Região Açores, de década e meia de lutas constantes, dos docentes da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico por horários de trabalho letivo nas mesmas condições dos restantes ciclos e níveis de ensino, ou seja, um horário de trabalho semanal com 22 tempos de 45 minutos, e pelas reduções da componente letiva por idade e antiguidade nos mesmos termos das dos docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Condições de Trabalho

Realça-se, também, a inclusão das reuniões previstas, com exceção das de avaliação sumativa, nos 26 segmentos do horário de estabelecimento, fator que mitiga o longo período de permanência no estabelecimento a que estão sujeitos os docentes.

Ficou, também, estabelecida uma aproximação significativa ao regime de férias, faltas e licenças da restante função pública.

No entanto, é de referir que não foi eliminado o conceito de horário de estabelecimento, fator que mais contribuiu para a funcionarização da profissão e para a sua descaracterização.

Tempo perdido entre carreiras e 1.º congelamento

Quanto à recomposição da carreira, ficaram definidos os termos e a possibilidade de recuperação de 3 anos perdidos nas transições entre carreiras, recuperação que se inicia a 31 de março de 2024 para os primeiros 50% desse tempo de serviço. Ficou também expressa a recuperação de 2 anos, 4 meses e 2 dias do congelamento da carreira entre 2005 e 2007, embora para um número residual de docentes. Esta recuperação será realizada na totalidade em janeiro de 2024.

Formação inicial

Atendendo à dificuldade de recrutar novos professores, foi recuperado o conceito de professor estagiário, que passa a ser remunerado e o seu tempo de lecionação contabilizado. Além disso, conseguiram-se melhores condições de trabalho para os orientadores de estágio.

Docentes contratados a termo

Não foi, objetivamente, resolvido o incumprimento da Diretiva Europeia que exige que os docentes contratados sejam remunerados pelo mesmo índice remuneratório que os docentes do quadro com o mesmo tempo de serviço e avaliação, uma vez que a redação inscrita no respetivo artigo terá um efeito prático residual.

Incentivos à fixação

Quanto aos incentivos à fixação, perdeu-se uma oportunidade histórica de combater um problema que já é evidente nas ilhas mais periféricas e que no futuro se agudizará. Relembramos que nos dois últimos anos a ilha do Corvo recorreu a 70% de docentes contratados, as Flores a 50% e a Graciosa e Santa Maria entre 30 e 35%.

Por último, uma referência à ação do Sindicato dos Professores da Região Açores na procura de pontes e consensos, que remonta ao primeiro ECD de 2007 e na qual se foi construindo uma ampla unidade entre os docentes – começando nos nossos sindicalizados, mas não só! Unidos, conseguimos evitar a fratura da carreira em professores titulares e professores, conquistámos a recuperação do tempo de serviço congelado entre 2005 e 2007 e entre 2011 e 2017, negociámos uma carreira sem vagas nem quotas na avaliação e mantivemos a gestão democrática dos estabelecimentos de ensino público. Foi este caminho que permitiu as recentes conquistas, obtidas na negociação do atual Estatuto do Pessoal Docente, e que contribuiu, de forma indelével, para a valorização da profissão, da carreira e da Educação.

Apesar dos avanços e das conquistas, muito há por resolver no Sistema Educativo Regional e na valorização dos docentes. Com a responsabilidade que lhe dá este passado, o SPRA continuará a trabalhar para dignificar cada vez mais a profissão docente, condição necessária para a melhoria de uma Escola Pública de qualidade, que responda aos constantes desafios da sociedade atual.

Angra do Heroísmo, 11 de maio de 2023

A Direção


Publicadas colocações do Interno

Foram publicadas as listas de colocação do concurso interno de provimento, que podem ser consultadas aqui:

https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/listas/20232024/ci.asp

A aceitação da colocação deverá ser feita entre 11 e 17 de maio, aqui:

https://concursopessoaldocente.azores.gov.pt/2023/default.asp

Prevê-se a publicação das listas de colocação do concurso externo de provimento no dia 19 de maio.

FENPROF, 40 Anos de vida e de luta pela profissão docente, pela Escola Pública e por justiça social



Em 30 de abril a FENPROF completa 40 anos de vida. Uma vida feita por professores a pensar na profissão, com os olhos postos na Escola Pública e com a convicção de que será possível e desejável uma sociedade justa em que todos tenham lugar e sejam felizes.

Entre outras iniciativas que decorrerão proximamente, a FENPROF destaca:

  • Exposição “José Salvado Sampaio, o Homem e o Pedagogo”. Esta exposição destaca a vida e obra de um grande pedagogo que, infelizmente, já não se encontra entre nós, tendo sido um lutador antifascista nos negros tempos da ditadura, dirigente da FENPROF e da CGTP-IN e membro do Conselho Nacional de Educação. A inauguração da Exposição terá lugar em 20 de abril, às 15:00 horas. Estará patente na Galeria António Borges Coelho, na sede do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (Rua Fialho de Almeida);
  • Conferência Internacional “Valorizar a Docência. Dar rosto ao futuro”, em 5 de maio, no Auditório Principal da Aula Magna da Universidade de Lisboa. Para além de assinalar os 40 anos da FENPROF, a conferência terá uma ampla participação de conferencistas e oradores. António Sampaio da Nóvoa fará a conferência de abertura “Professores: libertar o futuro!” e Howard Stevenson, da Universidade de Nottingham, a conferência de encerramento, “Ativismo na Educação em tempos de crise”.

Estarão ainda presentes, apresentando comunicações, Haldis Holst (Secretária-Geral Adjunta da Internacional de Educação), Susan Flocken (Diretora do Comité Sindical Europeu de Educação), Mary Bousted (NEU, Reino Unido), Sara Svanlund (STU, Suécia), Trudy Kerperien (AOb, Países Baixos).

A opção por esta conferência internacional, como principal iniciativa dos 40 anos da FENPROF, decorre do facto de se considerar que se impõe uma reflexão sobre a importância do direito universal à educação – uma das maiores conquistas da nossa democracia –, debatendo até que ponto esse direito se vê ameaçado pela progressiva perda de atratividade da docência, com a falta de professores qualificados a afetar já dezenas de milhares de alunos.

Consciente da gravidade desse problema para o futuro do país, a FENPROF decidiu realizar uma conferência internacional, integrando a discussão sobre o estatuto e as condições de trabalho dos professores em Portugal numa reflexão mais ampla em torno da situação a nível europeu e mundial.

40 anos passados sobre a sua criação, a FENPROF considera que esta é uma reflexão essencial, sublinhando o que a UNESCO tantas vezes tem afirmado: a construção de um sistema educativo de qualidade é inseparável da valorização social e material da profissão docente. Daí que assinale o 40.º aniversário lembrando uma das suas campanhas mais emblemáticas: Somos Professores. Damos rosto ao futuro.

O programa da Conferência Internacional “Valorizar a Docência. Dar rosto ao futuro” é o seguinte:

PROGRAMA

09h30 – Receção aos participantes

10h15 – Abertura (Vídeo – apontamentos sobre os 40 anos da FENPROF)

10h30 – Mário Nogueira: FENPROF 40 Anos

11h00 – António Sampaio da Nóvoa: Conferência de abertura “Professores: libertar o futuro!”

12h00 – Haldis Holst (Internacional da Educação): “Profissão docente: desafios à escala mundial”

14h30 – Painel – A condição dos professores na Europa e a ação dos sindicatos

  • Mary Bousted – NEU, Reino Unido
  • Sara Svanlund – STU, Suécia
  • Trudy Kerperien – AOb, Países Baixos
  • Susan Flocken – Comité Sindical Europeu da Educação

15h30 – Debate

17h00 – Howard Stevenson (Universidade de Nottingham): “Ativismo na Educação em tempos de crise”

O Secretariado Nacional da FENPROF



Publicadas as listas ordenadas de graduação (Interno e Externo)

O recurso hierárquico decorre entre 28 de abril e 5 de maio. A lista de colocações do concurso interno deverá ser publicada a 10 de maio e do concurso externo a 19 de maio.

Consulte aqui as listas do concurso interno

Consulte aqui as listas do concurso externo

Comemorações do 25 de Abril!

Celebrar José Mário Branco para Aprender a Liberdade


“SER SOLIDÁRIO ASSIM PR’ALÉM DA VIDA”

Dia 25 | Sede do Alpendre | 15:30 horas


Interpretação: FILOMENA FERREIRA/LUÍS CABRAL/CARLA SOARES/ NATAL MACHADO/ MARGARIDA COSTA

Sonoplastia e Iluminotecnia: EDUARDO CONTENTE

Acompanhamento musical e interpretação: JOÃO FÉLIX

Coordenação: BELARMINO RAMOS



FOTOS DA ATIVIDADE – DIA 25 DE ABRIL – SEDE DO ALPENDRE

Publicado projeto de listas ordenadas de graduação ao Concurso Interno e Externo – 2023/2024


Consulte aqui o projeto de lista


O período para audiência dos interessados e desistência decorrerá entre 10 e 21 de abril. A lista definitiva será publicada, previsivelmente, a 27 de abril.

(Avaliação dos alunos do Ensino Básico – RAA) Portaria n.º 59/2019 de 28 de agosto de 2019

A presente portaria estabelece os princípios e os procedimentos a observar na avaliação e
certificação das aprendizagens e competências a desenvolver pelos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico regular, bem como os seus efeitos.

Revoga a Portaria nº 102/2016 de 18 de Outubro


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