Sábado, Novembro 27, 2021
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Problemas estruturais e constrangimentos orçamentais definem o arranque do ano letivo nos Açores

COMUNICADO DE IMPRENSA

PROBLEMAS ESTRUTURAIS E CONSTRANGIMENTOS ORÇAMENTAIS DEFINEM O ARRANQUE DO ANO LETIVO NOS AÇORES

O desinvestimento na Educação, a desvalorização e funcionarização da profissão docente são fatores decisivos para compreendermos a situação atual da falta de professores nos três sistemas educativos do país.

Quando percorremos as nossas escolas, deparamo-nos com uma classe envelhecida, com os problemas e as afeções próprios da idade, mas, sobretudo, pessoas exauridas com o trabalho burocrático e com as inúmeras adaptações às constantes alterações impostas nos currículos e nos métodos pedagógicos e avaliativos de experiências sucessivas, que se alteram por desígnios políticos, geralmente, sem avaliação nem consolidação das experiências anteriores.

Falta de Professores: incentivos à fixação

A tendência estrutural para a falta de professores, antes de melhorar, vai piorar, assumindo, nos Açores, diferenças significativas entre as ilhas periféricas e as mais centrais. A título de exemplo, dos docentes pertencentes aos quadros das Flores, apenas lá permanecem cerca de 50%, e do Corvo, 33%, o que exige a aplicação imediata dos incentivos à fixação de pessoal docente nas ilhas mais periféricas, conforme o SPRA tem vindo a defender nos últimos anos.

Desvalorização da profissão docente: dignificar a carreira

A falta de docentes põe em causa a medida conjuntural do Governo de recuperação de aprendizagens, assim como a medida estrutural de redução do número de alunos por turma, medida muito positiva, sistematicamente reivindicada pelo SPRA. No primeiro caso, porque os tempos destinados a apoios e recuperação de aprendizagens são utilizados para colmatar faltas de docentes, no segundo, porque a redução do número de alunos por turma obriga a ter mais docentes no sistema e estes não existem! Foram, irresponsavelmente, afastados da profissão, por sucessivas políticas que desvalorizam a educação e a profissão docente.

Pessoal não docente: necessidade de contratação

Neste arranque do ano letivo, foi ainda possível detetar, de forma transversal às unidades orgânicas do ensino público, a falta de assistentes operacionais. Segundo os conselhos executivos, não foram autorizadas novas contratações nem prorrogação de contratos já existentes, neste grupo profissional, que, para além de envelhecido, está longe de colmatar as necessidades sistémicas. Igual tratamento tiveram alguns quadros técnicos, nomeadamente psicólogos.

Equipamentos: reforço de recursos materiais

Quanto aos equipamentos, as queixas mais acentuadas relacionam-se, em grande número, com a rede de internet, concretamente no que diz respeito à cobertura e rapidez, manifestamente insuficientes; com os obsoletos computadores de secretária e com os novos computadores portáteis entregues às escolas de baixa qualidade e com ecrã demasiado pequeno.

Testagem coronavírus

Por último, reafirmamos a necessidade de testagem da comunidade escolar ao novo coronavírus, pelo menos, nas ilhas de S. Miguel e Terceira, onde a taxa de vacinação é mais baixa, sendo, por isso, necessárias mais medidas preventivas.

Ponta Delgada, 24 de setembro de 2021

A Direção

Noticia no Açoriano Oriental

Afetação e Contratação – Projeto de lista ordenada

Prevê-se a publicação dos projetos de lista ordenada para os concursos de afetação e contratação a termo para dia 23 de julho (6.ª).

A restante calendarização não foi ainda publicada.

Plataforma do Concurso Pessoal Docente da Região Autónoma dos Açores

Concretizou-se a maior integração de docentes contratados dos últimos 20 anos

CONCRETIZOU-SE A MAIOR INTEGRAÇÃO DE DOCENTES CONTRATADOS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

profs

NOTA INFORMATIVA

CONCRETIZOU-SE A MAIOR INTEGRAÇÃO DE DOCENTES CONTRATADOS DOS ÚLTIMOS 20 ANOS

O acordo realizado entre a Direção do Sindicato dos Professores da Região Açores e a Secretária Regional da Educação deu frutos. Por via do concurso extraordinário interno e externo de provimento em quadro de ilha e de escola, foram integrados nestes quadros mais de duas centenas e meia de docentes. Trata-se da maior integração de docentes nos quadros, num só ano, dos últimos vinte anos!

O cumprimento deste desiderato de combate à precariedade irá permitir estabilidade pessoal e profissional a estes docentes, garantindo-lhes uma escola ou ilha, na maior parte dos casos, na sua área de residência, e o acesso à carreira docente.

Ficou, também, criado um processo dinâmico de combate à precariedade, que vai permitir às escolas o acesso a recursos humanos para satisfação de necessidades transitórias, sem recorrer, intensivamente, à contratação a termo.

Angra do Heroísmo, 29 de junho de 2021

A Direção

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