InícioInformação GeralEnsino do Português - "Princípios e Orientações Temáticas"

Ensino do Português – “Princípios e Orientações Temáticas”

 
A Conferência Internacional sobre o Ensino do Português – “Princípios e Orientações Temáticas” – decorre nos dias 7, 8 e 9 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

No evento, presidido pelo Prof. Doutor Carlos Reis, Reitor da Universidade Aberta, abordar-se-ão, entre outras questões, os problemas que surgem no ensino do português quer internamente, quer no estrangeiro.

Será dado particular destaque às deficiências de aprendizagem dos estudantes de língua portuguesa, não descurando outros pormenores, não menos importantes como a formação de professores, os programas escolares, planos curriculares, livros e as novas tecnologias da comunicação.

O encontro estruturar-se-á segundo vários princípios:

– “O ensino da língua como responsabilidade primeira do Estado”;
– “O papel do ensino e da aprendizagem do Português nos processos de formação da personalidade, de conhecimento do mundo e de diálogo com os outros;
– “A importância do Português como factor determinante de acesso a outros conhecimentos, como veículo dos resultados da investigação científica;
– “Forte dimensão cultural do português, que não se esgota nas funcionalidades comunicativas”.
Estarão presentes na iniciativa professores de português, académicos e personalidades do panorama cultural, que animarão o debate, fomentando-se a troca de experiências.

As inscrições podem ser feitas em: http://www.dgidc.min-edu.pt/conferenciaportugues/home.htm

Mais artigos