Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
InícioInformação GeralA OBRA ARQUITECTÓNICA DE MANUEL ANTÓNIO DE VASCONCELOS

A OBRA ARQUITECTÓNICA DE MANUEL ANTÓNIO DE VASCONCELOS

No próximo dia 4 de Janeiro ocorre o primeiro centenário do nascimento do conhecido engenheiro micaelense António Manuel de Vasconcelos. Para assinalar a efeméride, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta na Academia das Artes dos Açores uma exposição sobre a sua obra arquitectónica.
A exposição será inaugurada no dia 4 de Janeiro (5ª feira), pelas 18h30, na Academia das Artes dos Açores, em Ponta Delgada, e permanecerá aberta ao público até ao dia 27. Na inauguração será proferida uma conferência sobre a sua obra arquitectónica pelo arquitecto José Manuel Fernandes.
Manuel António de Vasconcelos (1907-1960), engenheiro açucareiro de formação, que durante grande parte da sua vida trabalhou nesta área, marcou a arquitectura nos Açores com alguns dos mais emblemáticos edifícios da arquitectura modernista. O Hotel Terra Nostra, nas Furnas, e o antigo edifício do Montepio Geral, em Angra do Heroísmo, são alguns dos mais reconhecidos imóveis cujo desenho é da sua autoria.

No seu percurso, Manuel António de Vasconcelos ” que cedo despertou para as belas-artes ” em 1925, matriculou-se na Universidade de Gand, na Bélgica, e em 1929 especializou-se em engenharia açucareira, na Ècole de Sucrerie de Waremme (áreas de química e mecânica). Em 1930, já com 23 anos, permaneceu oito meses em Paris, cidade onde frequentou diversos ateliês, nomeadamente a Escola de Emile Renard, e onde conviveu em ambiente ligados às artes, período após o qual regressa à ilha de São Miguel onde inicia a sua actividade profissional na União das Fábricas Açorianas do Álcool, mais concretamente na Fábrica de Açúcar de Santa Clara.

A exposição será também inaugurada no dia 9 de Fevereiro, pelas 18h00, no IAC, em Angra do Heroísmo, e permanecerá aberta ao público até ao dia 28.

Mais artigos