No próximo dia 4 de Janeiro ocorre o primeiro centenário do nascimento do conhecido engenheiro micaelense António Manuel de Vasconcelos. Para assinalar a efeméride, o IAC-Instituto Açoriano de Cultura apresenta na Academia das Artes dos Açores uma exposição sobre a sua obra arquitectónica.
|
|
A exposição será inaugurada no dia 4 de Janeiro (5ª feira), pelas 18h30, na Academia das Artes dos Açores,
|
|
Manuel António de Vasconcelos (1907-1960), engenheiro açucareiro de formação, que durante grande parte da sua vida trabalhou nesta área, marcou a arquitectura nos Açores com alguns dos mais emblemáticos edifícios da arquitectura modernista. O Hotel Terra Nostra, nas Furnas, e o antigo edifício do Montepio Geral,
No seu percurso, Manuel António de Vasconcelos ” que cedo despertou para as belas-artes ” em 1925, matriculou-se na Universidade de Gand, na Bélgica, e em 1929 especializou-se em engenharia açucareira, na Ècole de Sucrerie de Waremme (áreas de química e mecânica). Em 1930, já com 23 anos, permaneceu oito meses em Paris, cidade onde frequentou diversos ateliês, nomeadamente a Escola de Emile Renard, e onde conviveu em ambiente ligados às artes, período após o qual regressa à ilha de |
|
A exposição será também inaugurada no dia 9 de Fevereiro, pelas 18h00, no IAC,
|
O Sindicato dos Professores da Região Açores é, desde a sua fundação, um sindicato de ação - a par de uma postura séria no campo negocial.
Estamos próximos dos docentes realizando reuniões e/ou deslocações também aos locais de trabalho, marcando a nossa presença em quase todas as escolas.
Temos uma política de porta aberta. As nossas instalações, as nossas reuniões e o nosso site estão abertos a todos os docentes.
Somos o sindicato mais representativo de professores da Região Açores e fazemos parte da maior organização sindical de professores do país, a FENPROF.