Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioInformação GeralCurso de Formação de Monitores na área do Xadrez

Curso de Formação de Monitores na área do Xadrez

O Curso de Formação de Monitores na área do Xadrez que teve lugar nos passados dias 20, 21 e 22 de Junho, foi uma iniciativa da responsabilidade da Associação de Xadrez da Região Autónoma dos Açores (AXRAA), que contou com o apoio da Direcção Regional do Desporto (DRD), da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e da Universidade dos Açores. Esta iniciativa insere-se num vasto plano de actividades que tem como objectivo dotar a rede escolar da RAA de monitores credenciados pela FPX para que possam desenvolver o Xadrez na sua área escolar, preferencialmente, ao nível do 1.º e 2.º ciclos.

A formação foi ministrada pelo Mestre Internacional de Xadrez da World Chess Federation – FIDE, Sérgio Rocha(*).

Estas iniciativas têm sido reconhecidas por todos os que nelas participaram. Reflexo destas actividades, nas nossas escolas, são o Clube Desportivo da Escola Preparatória de Capelas, Clube de Xadrez da Escola Secundária de Lagoa, Clube de Xadrez da Escola EB. 2,3 de Ginetes e Associação Cultural e Desportiva da Escola Básica e Secundária de Nordeste, entre outros.

A AXRAA pretende levar a cabo futuros cursos com abrangência regional podendo todos os professores interessados contactar a AXRAA através do seu site em www.axraa.org, pelo endereço de correio electrónico henriquercv@hotmail.com ou através do 966197292.

(*) Das suas publicações, destacamos os livros “Xadrez Mágico” (2.º Edição) e “Xeque-Mate”, ambos da Editora Publicações Dom Quixote.

Mais artigos