Terça-feira, Abril 16, 2024
InícioInformação GeralCONFERÊNCIA SINDICAL SOBRE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

CONFERÊNCIA SINDICAL SOBRE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

 

A CGTP-IN organizou hoje, 13 de Abril, em Lisboa, no Hotel Altis, uma Conferência Sindical sobre Formação e Qualificação Profissional, sob o lema “Efectivar o Direito / Garantir Emprego de Qualidade“.

A formação e o aumento da qualificação profissional são fundamentais para os trabalhadores e trabalhadoras, para as empresas e organizações e para o desenvolvimento do País. Mas, em Portugal, não só os níveis de escolaridade são baixos e as taxas de insucesso e de abandono escolar precoce elevadíssimas, como não existe, ainda, uma cultura de formação, quer a nível das empresas, quer dos trabalhadores.

O actual modelo de crescimento económico assente num perfil produtivo baseado em trabalho pouco qualificado e de baixos salários e a falta de qualidade do emprego, determinada pela crescente precariedade – com o aumento significativo dos contratos a termo, do trabalho temporário, dos trabalhadores a “recibo verde” e a proliferação de outras formas não legais de trabalho, são obstáculos à motivação e à eficácia da formação profissional, mesmo daquela a que, por lei, parte importante destes trabalhadores tem também direito, não favorecendo a superação dos atrasos neste campo.

A CGTP-IN tem, desde sempre, dado grande atenção à formação e à qualificação profissional. Em 2006, lançou uma Campanha sobre esta temática, tendo em vista, em particular, a efectivação do direito individual inscrito na lei. Essa Campanha, que se desenvolveu por todo o País, culminará na Conferência nacional de amanhã, onde será debatido o actual quadro da formação e da qualificação profissional em Portugal e as perspectivas de futuro no contexto do novo quadro comunitário de apoio e se aprovará um “Plano de Acção 2007-2008 para a Melhoria das Qualificações e da Qualidade do Emprego”.

 

Mais artigos