Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioComunicação SocialDirector da Pontos nos ii alega intervenção nos conteúdos

Director da Pontos nos ii alega intervenção nos conteúdos

Director da Pontos nos ii
alega intervenção nos conteúdos
 
O director da revista mensal sobre educação Pontos nos ii, desenvolvida pela Texto Editores, afirma que a editora decidiu interromper a publicação na sequência de divergências sobre os conteúdos editoriais.
 
 
Em declarações à agência Lusa, Santana Castilho afirmou que a administração da Texto Editora pretendeu intervir nos conteúdos da revista Pontos nos ii, considerando esta atitude “lamentável e pidesca”.

“Uma atitude censória da administração, que não tem noção de um jornalismo sério e da responsabilidade de informar com isenção”, reforçou o responsável, que também lecciona no Ensino Superior.

Contactada pela Lusa, a administração da editora afirmou “não ter nada a declarar” sobre esta situação.

O director do título acusou igualmente a administração da Texto Editores de ter eliminado “todos os registos informáticos” do próximo número da revista.

“Hoje de manhã, íamos introduzir as últimas modificações do próximo número [com capa de Dezembro] e verificámos que todos os registos informáticos tinham sido apagados dos computadores”, explicou.

Santana Castilho afirmou que contactou a administração e a direcção de produção da editora para tentar esclarecer esta situação, mas, até agora, não teve qualquer resposta pelo que a equipa da revista desistiu de terminar o próximo número da publicação e apresentar a situação à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

De acordo com o responsável, as divergências com a administração tiveram início antes da publicação da edição de Setembro, que continha, entre outros assuntos, um artigo sobre a política na área da Educação do actual Governo, uma reportagem sobre um dicionário da editora Verbo e um texto do professor universitário César das Neves sobre a actividade das editoras escolares.

Santana Castilho explicou à Lusa que um dos administradores da Texto Editores solicitou ver o número antes de ser enviado para a tipografia.

“Um pedido que recusei”, afirmou o director, acrescentando que, alguns dias mais tarde, outro elemento da administração o criticou por ter uma “postura extremamente democrática” perante os jornalistas da revista e que estava “desgostado com o número”.

“Nunca fomos uma newsletter da Texto Editores”, reforçou Santana Castilho, salientando que sempre defendeu que “uma coisa era a propriedade da revista e outra coisa era a responsabilidade editorial”.

Após algumas reuniões, a administração da editora decidiu que iria interromper a revista e que ia assegurar a sua edição só até ao final do ano, tendo prometido ceder o título ao director.

A revista mensal Pontos nos ii foi lançada em Janeiro deste ano, tendo sido apresentada como um projecto editorial inteiramente dedicado à temática da Educação.

O título surgiu de uma parceria entre a Texto Editores e o jornal Público, que distribuía mensalmente a revista.

 
Lusa, 2006-11-28

Mais artigos