Quinta-feira, Março 28, 2024
InícioAcção SindicalDesgaste da profissão docente motiva estudo nacional

Desgaste da profissão docente motiva estudo nacional

Apresentação Pública Estudo sobre Desgaste da Profissão Docente – Raquel Varela

Apresentação Pública Estudo sobre Desgaste da Profissão Docente – Mário Nogueira

Desgaste da profissão docente motiva estudo nacional. 

Em parceria com a FENPROF, equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, investigadora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai fazer o maior e mais completo estudo sobre o desgaste dos profissionais docentes

O desgaste na profissão docente é, hoje, motivo de grande preocupação dos professores, em particular, e da sociedade portuguesa, em geral. Conhecem-se diversos estudos sobre os efeitos psicológicos resultantes do exercício continuado da profissão, do excessivo número de horas de trabalho e da excessiva carga extraletiva, mas a FENPROF quer aprofundar o estudo deste problema, num momento em que o assunto entrou, finalmente, na agenda de discussão com o Ministério da Educação. Nesse sentido, em conjunto com uma equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela (investigadora da FCSH da Universidade Nova), vai ser desenvolvido o maior e mais completo estudo sobre o problema, cujos resultados permitirão olhar o interior da profissão para melhor se perceber de que forma a atual situação afeta, profissionalmente, os docentes e também a vida das escolas.

Entre fevereiro e junho, decorrerão as diferentes fases deste estudo que será feito a partir de milhares de inquéritos a recolher nos estabelecimentos de educação e ensino. A importância do tema e a sua atualidade justificam que este seja o momento de desenvolver tão ambicioso estudo.

Os objetivos, procedimentos e iniciativas previstas no âmbito deste estudo foram apresentados por Raquel Varela e Mário Nogueira no dia 31,na Biblioteca da Escola Secundária de Camões.

Mais artigos