Quinta-feira, Abril 18, 2024
InícioComunicação SocialOs Exames Nacionais como Instrumento de Ação Política

Os Exames Nacionais como Instrumento de Ação Política

 

 

 

 

Tal como era previsível, os resultados dos exames nacionais dos 4.º e 6.º anos, do presente ano letivo, foram melhores do que os dos anos anteriores, a tal facto não será estranha a proximidade de eleições para a República e a necessidade de demonstrar as fragilidades da política educativa do Governo cessante, no início desta legislatura, e o acerto das referidas políticas do atual Governo.

 

Assim, os exames aparecem, não só como um processo precoce de seriação de alunos, mas também, como um instrumento de ação e propaganda política. Aliás, todos nos lembramos do incómodo demonstrado pelos responsáveis políticos da Educação aquando da publicação dos resultados dos testes Pisa de 2012, publicados em 2013. O facto de os alunos portugueses terem melhorado naquele teste internacional foi “uma pedra na engrenagem” montada pela equipa do Ministério da Educação, exatamente porque a melhoria não podia ser atribuída ao atual Governo.

 

            Os exames por amostragem servem para regulação do sistema educativo, os exames de final de ciclo de todo o ensino básico podem ser utilizados como instrumento de ação e propaganda política.

 

Angra do Heroísmo, 16 de junho de 2015

A Direção do SPRA

Artigo anterior
Próximo artigo

Mais artigos